38ª Feira UGART supera expectativas em geração de negócios e número de participantes

Com mais de 100 marcas presentes e cerca de 2 mil visitantes, os dois dias de evento resultaram em cerca de R$ 10 milhões em negócios fechados

Cerca de 2 mil visitantes circularam pela 38ª Feira UGART de negócios turísticos nos últimos dias 22 e 23 de março em Porto Alegre. O público que lotou o Centro de Eventos do Barra Shopping Sul pôde conferir 90 estandes e se conectar com as mais de 100 marcas envolvidas, além de aproveitar as rodadas de negócios, painéis, palestras, experiências e networking. Ao todo, foram cerca de R$ 10 milhões em comercializações durante o evento. 

Entre os expositores, esta edição contou com a presença de 11 estados brasileiros, 4 destinos internacionais e a representação de 28 regiões gaúchas na área dedicada ao Estado anfitrião, Rio Grande do Sul. A Feira, que se consolida como uma das mais importantes e produtivas do Sul do país no segmento, já confirmou sua próxima edição em 2025. 

A Presidente da União Gaúcha dos Operadores de Turismo (UGART), Fabiani Angeli, abriu a cerimônia de abertura agradecendo a confiança e presença dos visitantes, patrocinadores e apoiadores. “Que possamos aproveitar ao máximo este momento para fortalecer nossas parcerias, explorar novas oportunidades e elevar ainda mais o turismo no nosso Estado”, reforçou.

O Secretário de Estado do Turismo, Luiz Fernando Rodrigues Jr., em seu discurso, destacou a feira como importante espaço para networking, abertura e prospecção de oportunidades. Ele reforçou o compromisso do Governo do RS de que não faltarão recursos para a promoção do turismo estadual. E mencionou o recente investimento em um sistema de inteligência de dados que irá disponibilizar ao trade “um relatório mostrando de onde vem o nosso turista, por onde ele passou e qual a expectativa de reserva”. Enquanto a Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Porto Alegre, Julia Tavares, declarou satisfação em ver que Porto Alegre vem se firmando como destino para todo o tipo de turismo, seja de lazer, de negócios, médico ou de eventos.

Richard Abbade, Diretor da On Time Seguro Viagem – empresa associada na UGART, além de expositora e patrocinadora da feira – valorizou os agentes de viagem como peças fundamentais para o evento acontecer: “A gente acredita que essa sinergia entre fornecedores e agências é essencial para que as coisas aconteçam de forma clara e objetiva dentro do nosso mercado de turismo”. Guilherme Morais, representante do Grupo Confiança – marca que expôs e também assinou o patrocínio – celebrou a oportunidade de aproximação dos profissionais. “É muito importante estar aqui, pois a gente consegue trocar ideias e falar sobre novidades do mercado”, disse Morais.

Os expositores também reconheceram a importância e crescimento da Feira. “Estamos muito contentes com o movimento, principalmente pela qualificação do público que está presente este ano“, comentou o Presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Charles Rossner. A entidade – junto com Sebrae, em ação do Promover o Turismo do Vale do Taquari (Promotur) – ocupou quatro estandes, ampliando sua participação neste ano. “Tomamos a decisão de aumentar nossa presença, porque a gente entende que esta feira vem se colocando como uma das principais do Sul do Brasil”, explicou Rossner.

Para o Uruguai, um dos países parceiros de longa data da Feira UGART, o evento é extremamente relevante. O Presidente da Associação Turística do Departamento de Colonia Andrés Castellano manifestou a importância dos visitantes brasileiros para o país vizinho. Em apenas 3 anos, o Departamento de Colonia viu aumentar de 5% para 20% o número de turistas do Brasil durante a temporada de Verão.

Já o Secretário de Turismo do Espírito Santo, Philipe Lemos, também presente no evento, considerou a Feira UGART como uma oportunidade estratégica para promover o destino capixaba. “Esse evento nos permite destacar os atrativos, rotas turísticas, gastronomia e potencialidades do nosso Estado“, salientou.

Todas estas autoridades, palestrantes e representantes de destinos que estiveram na feira ainda deram entrevistas na “UGART News”, uma série de gravações que estarão disponíveis em breve no canal de YouTube da Ugart. E como resultado de uma iniciativa solidária do evento, foram arrecadados cerca de 100kg em alimentos não perecíveis para o Asilo Padre Cacique, doados pelos visitantes.

Além das empresas patrocinadoras, On Time e Grupo Confiança, a 38ª Feira UGART contou com apoio da ABAV-RS (Associação Brasileira das Agências de Viagem do RS) e Sindetur-RS (Sindicato das Empresas de Turismo do RS). A organização e comercialização foi da Glass Eventos

SOBRE A UGART E SEU CALENDÁRIO 2024

A Feira de negócios turísticos faz parte de um calendário anual de ações da União Gaúcha dos Operadores de Turismo (UGART), visando impulsionar, capacitar e oferecer mais visibilidade e oportunidades às empresas associadas. A entidade sem fins lucrativos foi fundada em 03 de julho de 1990, em Porto Alegre/RS. 

Composta por 12 associados, todos com sede no Rio Grande do Sul, tem como principal objetivo promover o intercâmbio de experiências e informações para os agentes de viagens. Além disso, incentiva e apoia a realização de eventos anuais direcionados ao aperfeiçoamento profissional, relacionamento e solução de problemas relacionados à atividade das representadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *